A qualificação térmica é uma série de testes realizadas em um determinado equipamento a fim de garantir que este esteja em perfeitas condições de uso. A qualificação térmica pode ser dividida em etapas, falaremos mais sobre cada uma delas ao longo deste artigo. O processo de qualificação térmica e mapeamento térmico são etapas cruciais para que as indústrias farmacêuticas, alimentícias e outras, estejam de acordo com as normas e garanta a qualidade de seus produtos.
O mapeamento térmico é um serviço onde consegue-se detectar os pontos críticos de temperatura e umidade relativa nos processos de armazenamento, transporte e distribuição de medicamentos, alimentos e demais insumos. Já a qualificação térmica é a etapa que tem como objetivo garantir e comprovar por meio de documentação que determinado equipamento térmico entrega corretamente o resultado esperado.
A qualificação térmica garante a validade dos medicamentos e a qualidade dos serviços de laboratórios e hospitais. Estufas, câmaras frias, freezers, entre outros equipamentos, são exemplos que utilizam a temperatura como seu fator principal de funcionamento.
Desta forma, a qualificação térmica deve garantir que estes equipamentos estejam funcionando corretamente e que mantenham os padrões determinados pela ANVISA. Utiliza-se para a realização da qualificação térmica, equipamentos como sensores de temperatura, umidade e pressão, já devidamente calibrados.
WhatsApp chat