É de extrema importância, a validação de sistemas computadorizados que tenham impacto em BPx. A exatidão e a integridade dos registros de dados são essenciais para o ciclo de vida do produto, desde a área de pesquisa, passando por estudos pré-clínicos e clínicos, produção e controle de qualidade até a área de armazenamento e distribuição.
A validação se aplica a sistemas computadorizados utilizados em empresas que executem atividades de fabricar insumos farmacêuticos e medicamentos observando o cumprimento do preconizado nas Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Laboratório.
A validação também pode ser aplicado a empresas distribuidoras de medicamentos e insumos farmacêuticos, no contexto das Boas Práticas de Distribuição. A utilização de funções padrão dos sistemas é recomendável, uma vez que quanto maior o nível de customização, maiores serão os esforços de validação.
A Doctor Quality atua realizando a validação de sistemas computadorizados para diversas empresas. Entre em contato conosco, clicando no botão abaixo, para melhor lhe ajudarmos e também para podermos sanar todas as suas dúvidas.
WhatsApp chat