[gtranslate]

Qualificação de fornecedores distribuidora de medicamentos

Controle de Qualidade de Medicamentos na Indústria Farmacêutica - header
A Importância do Controle de Qualidade de Medicamentos na Indústria Farmacêutica
31/08/2018
Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suplimentos - Artigo Doctor Quality - Header
Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suprimentos
10/10/2018
Qualificação de fornecedores distribuidoras de medicamentos - header

Qualificação de fornecedores distribuidoras de medicamentosVocê acha que a qualificação de fornecedores distribuidora de medicamentos é importante, ou apenas precisa ser cumprida a norma?

Hoje você vai saber mais sobre a norma que diz respeito à qualificação de fornecedores e distribuidora de medicamentos, e vai entender os benefícios de estar em conformidade com as regras, tanto para os distribuidores como também para as indústrias, farmácias e drogarias.

Confira o que vem por aí hoje:

Gostou do que você vai aprender hoje neste novo post da Doctor Quality? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro de nossas novidades:

Agora fique conosco até o final e descubra benefícios e a importância da qualificação de fornecedores (que talvez você ainda não sabia).

Qualificação de fornecedores distribuidora de medicamentos – Por que é tão importante?

A Anvisa publicou no dia 18 de agosto de 2009,uma norma para Boas Práticas de Farmácias e Drogarias, a RDC 44/09.

RDC 44/09

Esta norma fez com que o mercado do varejo farmacêutico sofresse com as incertezas das liminares.

Após validada, a norma RDC 44/09 já passou a ser cobrada pelas Vigilâncias Sanitárias de todo o país.

A Qualificação de Fornecedores é uma documentação que visa comprovar que o estabelecimentos está adquirindo produtos legais.

Os produtos precisam estar legalizados e regularizados pelos órgãos de fiscalização, e é através deste documento que o seu estabelecimento estará comprovando a aquisição destes produtos.

Os fornecedores que estiverem relatados neste documento, são fornecedores que foram aprovados pela empresa em questão, e que possuem o licenciamento para transportar tais produtos e medicamentos.

Em produtos farmacêuticos é muito comum encontrarmos medicamentos similares a outros, com diferenças mínimas em termos de eficácia.

Alguns produtos estão no mercado com o intuito de melhorar o valor, uma vez que são oferecidos com preços significativamente mais baixos.

Muito embora o preço mais baixo seja bom para as margens do fonecedor e também para o bolso do consumidor final, é preciso garantir a qualidade do medicamento para que este realmente agregue valor para o paciente.

Boas Práticas de Fabricação

A BPF (Boas Práticas de Fabricação) tem como um dos requisitos a qualificação dos fornecedores, como já citamos anteriormente.

Dos benefícios da Qualificação dos fornecedores, vale ressaltar aqui alguns, confira:

  • Menos insumos sendo devolvidos e melhoria no processo de fabricação, evitando assim que aconteça atrasos.
  • A possibilidade de erros serem descobertos antes e não apenas no final do processo, isto faz com que se tenha uma redução nas falhas internas.
  • Um aumento nos trabalhos relacionados à melhoria contínua de processos de fabricação, promovendo assim este tipo de serviço.
  • Identificar mais facilmente problemas de qualidade nos distribuidores.
  • Pode comparar a qualidade entre forncedores.
  • O processo de negociação se torna mais amplo, podendo assim se ter uma maior capacidade de comunicação e negociação com os fornecedores.
  • Estar em conformidade com as normas de BPF.

Estes são alguns benefícios elegíveis quando é realizada a qualificação dos fornecedores, além de outros que não mencionamos.

Impacto para as empresas

Os clientes estão hoje em dia cada vez mais exigentes, todos nós procuramos por produtos e serviços de qualidade e preços que caibam em nossos bolsos.

Desta forma, fornecedores e empresas precisam desenvolver alguma metodologia que atenda e estes requisitos e expectativas.

Empresas que produzem produtos de alta qualidade, garantem três tipos de benefícios:

  • Redução de custos de fabricação
  • Maior margem de lucro
  • Porções de mercado maiores que dos concorrentes

A qualidade de um produto está ligada a diversos fatores, que vão desde a embalagem, o transporte, ela começa na aquisição dos insumos e dos materiais que irão compor a embalagem do produto.

Desta forma, se uma empresa pretende produzir e comercializar produtos – sejam estes medicamentos ou não – de qualidade, é importante que esta empresa possua uma sólida parceria com os fornecedores.

Finalizando por hoje

Saber a importância da qualificação de fornecedores distribuidoras de medicamentos e conhecer todos os benefícios, que impactam os fornecedores, indústrias, estabelecimentos e o consumidor final, é extremamente válido para que possamos sempre seguir os padrões e caminhos certos para se ter um produto de qualidade.

Nos conte nos comentários abaixo o que você achou do nosso post de hoje. Se você tiver sugestões de temas para os próximos posts, fique à vontade também.

A DR. Quality oferece serviços de qualificação e verificação, venha conhecê-los, acesse: http://drquality.com.br/nossos-servicos/

Até a próxima, abraço!

_______________________________________________________________________________________

 

fonte(s):

http://www.marcad.com.br/publicacoes/d.asp?c=59

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/77/i09-qualificacaoin01.pdf

http://www.hrtn.fundep.ufmg.br/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=19..

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfXxUAD/pop-fornecedores

https://www.4farma.com.br/single-post/2016/12/20/qualificacao-de-fornecedores-para-drogarias

http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/5162d1a95bb1c.pdf

http://www.inovarse.org/sites/default/files/T11_0443_2159_0.pdf

https://www.quora.com/What-are-the-basic-requirements-to-start-a-pharmaceutical-wholesale-distribution-business-I-don%E2%80%99t-have-any-experience

https://mhrainspectorate.blog.gov.uk/2016/03/17/qualification-of-suppliers-a-helpful-reminder-of-the-3-steps-needed-to-assure-supply-chain-integrity/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chame via Whatsapp