Os cosméticos naturais, além de proporcionar para as pessoas os benefícios que um cosmético e/ou produto de beleza proporciona, ainda é responsável por beneficiar nossa saúde.
É verdade que somos vaidosos e gostamos muito de cuidar de nossa aparência, afinal de contas, já está comprovado a importância de estar bem vestido e arrumado por ser o fator que transmitirá a primeira impressão sobre nossa pessoa.
As mulheres então, em grande maioria, adoram cuidar diariamente de sua aparência. Arrumar o cabelo, passar um batom, maquiagem, unhas, etc.
Aliás o setor de Beleza está entre os que mais crescem em todo o Brasil, a cada mês temos em média sete mil novos negócios nesta área segundo o SEBRAE.
Uma pesquisa de 2013 constatou que os gastos brasileiros, em especial das brasileiras, com produtos de higiene pessoal e beleza (cabeleireiros e manicures em destaque) giravam em torno de R$ 60 bilhões/ano.
Como todo bom consumidor, devemos observar na hora de fazer uma aquisição, basicamente dois fatores: qualidade e preço.
É exatamente sobre qualidade que vamos falar aqui no artigo de hoje. Você sabe, por exemplo, se os produtos de higiene e beleza que você adquire diariamente prejudicam a sua saúde?
Devemos além de nos preocupar com nossa aparência, acima de tudo nos preocupar com nossa saúde.
Por isto, hoje vamos falar de cosméticos naturais e orgânicos, e o que isto poderá agregar para sua saúde se comparado aos cosméticos convencionais.
O que é um cosmético natural?
Muito embora o termo “natural” não seja regulamentado para alguns produtos, nem todos rotulados com o mesmo são fraudes. São produtos compostos por ingredientes naturais.
Devemos observar a lista de ingredientes de cada produto, geralmente no verso da embalagem. Os ingredientes sintéticos costumam ficar no final desta lista.
De modo geral, de acordo com alguns órgãos, um produto para ser natural precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e os outros 5% de ingredientes orgânicos.
Se você quer cuidar mais da sua saúde e também de sua aparência, talvez fosse melhor começar desde já a cuidar certos ingredientes presentes nos produtos de beleza que você utiliza. Uma pesquisa rápida antes de adquirir um produto já ajudará.
Cuidados com estes produtos químicos
Alguns compostos químicos presentes nos cosméticos são prejudiciais para a saúde e podem causar grandes problemas e doenças graves.
Confira 4 exemplos de elementos químicos que você pode estar consumindo diariamente ao utilizar alguns produtos:
- Talco
- O talco está presente em diversos produtos de beleza, como por exemplo nos produtos para maquiagem. O talco é um redutor de umidade, mas se usado em excesso pode causar até mesmo doenças como o câncer.
- Destilados de Petróleo
- O destilado de petróleo, também conhecido como parafina líquida, é encontrado em alguns produtos removedores de odores e também no rímel, também é um causador de câncer se utilizado em excesso.
- Nano partículas
- Nano partículas como óxido de zinco e óxido de titânio são facilmente encontrados nos produtos, como por exemplo protetores solar. As nano partículas são facilmente absorvidas pela pele, e podem causar danos nas células cerebrais se houver grande absorção.
- Mercúrio
- Um dos elementos químicos mais comuns de se encontrar em produtos cosméticos e, a muito tempo considerado perigoso, o mercúrio é facilmente encontrado em produtos para a pele. Poderá causar alergias, irritações na pele e até mesmo danos no sistema nervoso.
Se você tomar um pouco mais de cuidado diariamente ao consumir produtos de beleza, como por exemplo executar uma breve pesquisa antes, você poderá continuar com uma excelente aparência e ainda não prejudicar a sua saúde.
Para lhe ajudar, siga estas simples e fáceis etapas:
- Use menos produtos com ingredientes químicos sintéticos
- Evite utilizar produtos fortemente perfumados
- Leia atentamente os rótulos e confira produtos químicos que não são listados
- Procure por produtos com ingredientes naturais e orgânicos
Fique sempre atento no site da Doctor Quality, pois aqui você encontrará sempre as melhores dicas em diferentes mercados, para você e sua empresa.
Um forte abraço e até a próxima.
Fonte(s):
http://www.alive.com/beauty/cosmetic-caution/
http://azchemistry.com/chemicals-in-cosmetics
http://www.vogue.co.uk/article/what-is-organic-beauty
http://www.byrdie.com/natural-vs-organic-beauty-products
http://www.decn.cc/en/organic-cosmetics.html
http://alvabrasil.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-cosmeticos-organico-vegano-e-natural/