Outubro Rosa: entenda o que é, e qual o seu significado

Outubro Rosa: entenda o que é, e qual o seu significado

Cadastre-se gratuitamente em nossa lista de leitores e seja notificado com exclusividade a cada novo post ou material publicado.

Quando chega o mês de outubro logo começam as movimentações da campanha Outubro Rosa. Este movimento reúne milhares de pessoas ao redor do mundo em uma luta contra o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é um tumor maligno que invade o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. 

Quando apenas algumas fitas moleculares de DNA mudam, ele se desenvolve, causando a multiplicação de células anormais que produzem cistos.

Segundo dados do Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce do câncer aumentará muito a chance de cura, pois 95% dos casos detectados precocemente têm possibilidade de cura. 

Portanto, a mamografia é essencial e é o principal método de rastreamento de doenças.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Mamas (SBM), as 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser realizadas em 2017, ano em que foi realizada esta pesquisa, resultaram em apenas 2,7 milhões efetivadas. 

A queda acentuada nos testes é um fator de risco para milhares de mulheres e um lembrete da importância da causa defendida nesta campanha.

Fique conosco até o final deste conteúdo e confira:

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. 

 

O que é o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de sensibilização e conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

O objetivo da mobilização também é divulgar dados preventivos e enfatizar a importância da atenção à saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o apoio emocional, também deve ser garantido um tratamento de qualidade. 

Durante o mês de Outubro, quando acontece a campanha, diversas instituições e grupos incentivam as mulheres a fazer os exames e até disponibilizam o mesmo para elas. 

Tais medidas são essenciais para a prevenção, pois nos estágios iniciais a doença é assintomática.

Qual a história do Movimento Outubro Rosa?

A campanha começou em 1990, quando um evento chamado “A Corrida pela Cura” foi realizado em Nova Iorque (New York) para arrecadar fundos para pesquisas conduzidas pela Susan Komen Breast Cancer Foundation.

Nenhuma instituição pública ou privada participava do evento. 

À medida que o mesmo se desenvolveu, outubro foi designado o Mês Nacional da Conscientização nos Estados Unidos até se espalhar pelo resto do mundo. 

Desde 2008, iniciativas semelhantes se tornaram mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, passando a mensagem de que a prevenção é necessária.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, a chegada do Outubro Rosa é mais tarda. 

O primeiro sinal de participação neste movimento foi em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado por luzes rosa, e essa atividade continua ano após ano.

Só em 2008, o movimento se fortaleceu em várias cidades brasileiras que abraçaram o outubro rosa, como em outros mundos, os principais monumentos foram iluminados à noite sob luzes rosa.

Portanto, os laços rosa começaram a aparecer em vários lugares. Em seguida surgiram outros eventos, como desfiles de moda, para também reforçar a data.

E você, tem alguma curiosidade sobre o Outubro Rosa para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários!

Forte abraço e até a próxima.

 

Não vá embora ainda...

Conte para nós o que você achou deste conteúdo

Cadastre-se gratuitamente em nossa lista de leitores e seja notificado com exclusividade a cada novo post ou material publicado.

WhatsApp chat