Novembro Azul: entenda a importância deste movimento no combate ao câncer de próstata

Novembro Azul: entenda a importância deste movimento no combate ao câncer de próstata

Cadastre-se gratuitamente em nossa lista de leitores e seja notificado com exclusividade a cada novo post ou material publicado.

 

O Movimento Novembro Azul fortalece a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina

Ao longo do mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o propósito de despertar a atenção para a campanha global de conscientização a favor da saúde do homem.

Os estudos atualmente ainda apontam que muitos homens no Brasil deixam de fazer os exames necessários para prevenção do câncer de próstata. 

Assim como o Movimento Outubro Rosa, o Novembro Azul ajuda a conscientizar as pessoas da importância da prevenção, com realização de exames, análise, e sobretudo a importância de cuidar da sua saúde e manter uma melhor qualidade de vida.

Por isto trouxemos este novo artigo, com algumas informações relevantes sobre o Novembro Azul.

Fique conosco até o final deste conteúdo e confira:

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. 

 

O que é o Novembro Azul

 

Novembro Azul é uma campanha de alta importância na luta contra o câncer de próstata e conscientização da atenção aos exames regulares e análise precoce. 

Um estudo executado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens jamais consultaram um urologista

Um dado realmente alarmante.

O câncer de próstata tem sido o centro do Novembro Azul. É realidade, ele é o tumor mais comum do sexo masculino – conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada seis brasileiros terão a enfermidade durante suas vidas. 

Mas é essencial alertar os homens sobre outros tipos de câncer que devem haver no radar e que igualmente merecem estarem presentes nos check-ups. São eles:

  • O câncer de pulmão: 18.740 homens brasileiros afetados por ano
  • Câncer colorretal: 17.380
  • Câncer de estômago: 13.540

Qual a história do Movimento Novembro Azul?

O movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, com o intuito de despertar a atenção para a prevenção e a identificação precoce das doenças que atingem a população masculina, com destaque no combate ao câncer de próstata.

Diariamente, 42 homens morrem em consequência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões de homens vivem com esta enfermidade

Segundo dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano devido ao câncer de próstata no Brasil, por ano, em 2018 e 2019.

É o tipo de câncer com mais ocorrência entre os homens brasileiros, após o câncer de pele, que acontece comumente em homens mais velhos, geralmente com mais de 65 anos de idade.

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com peso aproximado de 20 gramas, e aparência semelhante a uma castanha.

Localiza-se embaixo da bexiga e sua importante função, simultaneamente com as vesículas seminais, é gerar o esperma.

Em um período inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a surgir, cerca de 95% dos tumores já estão em período avançado, o que acaba dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dores ósseas
  • dores ao urinar
  • vontade de urinar com certa constância
  • comparecimento de sangue na urina e/ou no sêmen

Alguns fatores que contribuem para o risco do surgimento do câncer de próstata são:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmãos e tios
  • raça: homens negros sofrem com uma maior frequência deste tipo de câncer
  • obesidade

A maneira de garantir a cura do câncer de próstata é a identificação precoce do mesmo. 

Mesmo na escassez de sintomas, homens após os 45 anos juntamente aos fatores de perigo, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para comunicar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico analisar alterações da glândula, como por exemplo endurecimento e/ou comparecimento de nódulos suspeitos.

Também pode ser falado sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Porém o alerta é que em torno de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente pela adulteração identificada no contato retal

Também outros diferentes exames podem ser solicitados caso haja a suspeita de câncer, como por exemplo, as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas através de ultrassom trans retal.

O indício do melhor tipo de tratamento dependerá de vários fatores, como: 

  • situação da saúde atual
  • estadiamento da doença, e
  • probabilidade de vida

Para os casos de tumores de agressividade reduzida há a alternativa do cuidado ativo, onde é realizado um monitoramento periódico do desenvolvimento da doença, intervindo se houver progressão.

A examinação via toque retal e de PSA, são os principais meios para descobrir a doença precocemente, posto que as chances de cura são superiores e os tratamentos menos invasivos. 

Converse constantemente com seu urologista sobre o assunto, sanando dúvidas e quebrando preconceitos. 

É fato que a detecção e a abordagem precoce podem salvar vidas!

Ser saudável nunca trata-se apenas de não possuir algum tipo enfermidade, mas igualmente, permanecer em uma condição de repleto bem-estar físico e mental

Desta forma, diante de todo e qualquer indício diferente emitido através do corpo, procure um profissional. 

Exclusivamente o médico, é o profissional apto a detectar as possíveis causas do que está acontecendo. 

O estresse, o trabalho e as obrigações do dia a dia são gatilhos para inúmeras doenças. Por isto, estes itens jamais devem alimentar pretextos para não procurar ajuda especializada. 

O homem tem a inclinação de pensar que é imbatível, que não precisa de cuidados, mas justamente é este ponto de vista distorcido que o leva a descobrir uma doença séria, já em condição avançada. 

Pensando nisso, as palavras-chaves da sua vida, e da sua saúde, devem ser: prevenção, diagnóstico precoce e educação.

Forte abraço e até a próxima!

Não vá embora ainda...

Conte para nós o que você achou deste conteúdo

Cadastre-se gratuitamente em nossa lista de leitores e seja notificado com exclusividade a cada novo post ou material publicado.

WhatsApp chat