Doenças relacionadas ao sistema respiratório – Conheça as doenças mais comuns no inverno e na idade escolar

As doenças relacionadas ao sistema respiratório estão entre as mais comuns do inverno, e podem também serem transmitidas frequentemente para as crianças que estão em idade escolar.

Das mais comuns de encontrarmos no dia a dia estão as gripes e os resfriados, mas também pode ter o agravamento de outras doenças como rinite, asma, pneumonia, entre outras.

Elas são comuns no inverno pois este período facilita a circulação dos vírus e bactérias, uma vez que a temperatura fica mais baixa e o ar seco, e também a tendência é que nós seres humanos estejamos em ambientes fechados na maior parte do tempo.

As crianças e os idosos possuem uma tendência maior a sofrer com estas doenças, e é neste momento que entra outro detalhe: a idade escolar. Quais são os cuidados que devemos ter com nossos filhos na escola?

Confira a seguir o que você vai aprender hoje aqui neste novo post da Doctor:

Não esqueça de conferir também nosso cadastro para treinamentos, cursos e consultoria. Preenchimento gratuito e sem compromisso.

Doenças relacionadas ao sistema respiratório – Conheça as doenças mais comuns no inverno e na idade escolar

Doenças relacionadas ao sistema respiratório - Conheça as doenças mais comuns no inverno e na idade escolar - img1

Como já mencionamos acima, duas das principais doenças que normalmente aparecem com mais frequência no inverno, são os resfriados e as gripes. Vejamos abaixo um pouco mais sobre elas.

Resfriados e gripes: como tratar

Infecções das vias respiratórias, nariz e garganta, causadoras de sintomas como febre, secreções, dores de garganta, dores no corpo, são o que conhecemos como gripe.

Por outro lado os resfriados são este mesmo tipo de infecção, porém de forma mais leve, e uma vez que a gripe pode durar em média até uma semana, com tratamento, os resfriados duram somente cerca de 5 dias.

Você pode tratar o vírus da gripe e resfriados com repousos, uso de remédios para dor e outros medicamentos para aliviar as vias respiratórias e remover secreções.

 

Rinite alérgica, o que é, como tratar

A rinite é uma alergia provocada por diversos fatores, seja por poeira, pelos de animais ou até mesmo o pólen de plantas.

A alergia inflama a mucosa que reveste o nariz, provocando espirros, coriza e coceira no nariz.

Esta e uma doença que pode ter seus sintomas controlados por alguns tipos de tratamentos, mas por ser uma doença crônica a mesma não tem cura. Você pode prevenir a rinite também, evitando o contato com substâncias alérgicas.

 

A temida pneumonia

Alguns dizem que a pneumonia é uma gripe avançada. Acontece que, quando a inflamação e a infecção das vias respiratórias atingem os pulmões, e você pode ter febres altas, calafrios, dificuldade para respirar, tosse, provavelmente você está com pneumonia.

O tratamento é feito com antibióticos muitas vezes em casa, obviamente que com a orientação e um médico, mas em casos mais agravantes pode ser necessário que o paciente seja internado.

 

Asma: falta de ar e dificuldade para respirar

A asma pode ser causada por alergia e atinge principalmente pessoas que possuem doença inflamatória nos pulmões. Ela causa sintomas como falta de ar, dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito.

O pneumologista é o profissional responsável pelo tratamento da asma, e existe uma série de medicações que podem ser envolvidas neste tratamento.

 

Vamos falar a seguir como você pode evitar doenças como estas que mencionamos acima e outras, que ocorrem principalmente no inverno.

Doenças comuns no inverno, saiba como evitar

Você pode prevenir-se de doenças comuns no inverno, como as que mencionamos mais detalhadamente acima, e também outras doenças que são comuns nesta época, com algumas medidas simples, como por exemplo:

  • Evitar ficar muito tempo em locais fechados na presença de várias pessoas
  • Cuidar da higiene de suas mãos, lavando-as várias vezes ao dia
  • Deixar sempre o ambiente em que você estiver arejado, o mais ventilado possível
  • Cuidar melhor da sua alimentação. Ter uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças
  • Tomar muita água, o recomendado é cerca de 2 litros por dia
  • Evitar o contato com outras pessoas, em especial crianças e idosos, quando você estiver com resfriado e outras doenças facilmente transmissíveis

Seguindo estas dicas você já poderá se prevenir de muitas destas doenças, obviamente que existem também outras dicas bacanas de você seguir, como por exemplo também fazer a vacinação contra a gripe.

E as doenças comuns na idade escolar?

As doenças em geral podem ser as mesmas que já falamos anteriormente, como as doenças relacionadas ao sistema respiratório. Os pediatras recomendam que crianças doentes não vão para a escola, esta seria uma regra básica para evitar a transmissão desta doença a outras pessoas. Mas nem sempre ela é cumprida.

Não também somente para não contaminar outras pessoas com o vírus que está na criança, mas para um melhor tratamento desta doença, com um repouso aconchegante e a presença dos pais cuidando dela, a criança deve permanecer em casa.

Alguns casos também esta criança pode estar precisando de uma avaliação médica, portanto, fique sempre atento com seus filhos.

Alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a contaminação com doenças na escola são:

  • Ter uma alimentação saudável em casa
  • Higienizar bem suas mãos, principalmente na escola antes da merenda, ao ir no banheiro e após o recreio
  • Fazer o uso do álcool gel para higiene frequente das mãos

Algumas dicas que parecem até obvias mas muitas vezes não são seguidas.

Conclusão

Após esta série de dicas sobre as doenças relacionadas ao sistema respiratório, e outras que são comuns no inverno, e também na idade escolar, acredito que agora você possa cuidar um pouco melhor da sua saúde e também da saúde de seus filhos.

Apesar das dicas básicas que você viu em alguns momentos aqui, é muito importância uma consulta periódica ao médico e pediatra, para avaliar se está tudo “ok” com a criança, e se não precisa reforçar alguma vitamina ou tomar outra medida para que a mesma tenha uma melhor imunidade.

Se você tem alguma sugestão, dica, quer nos contar algum caso que tenha passado, deixe um comentário aqui abaixo. Vamos adorar ter a sua opinião.

Esperamos que este material possa ter lhe ajudado um pouco mais sobre este tema muito importante agora no inverno e na escola com as crianças, e lhe auxilie na prevenção de determinadas doenças.

Um abraço e até a próxima!

 

fonte(s):

https://www.tuasaude.com/doencas-comuns-do-inverno/

https://www.pfizer.com.br/noticias/Doen%C3%A7as-comuns-no-frio-e-preven%C3%A7%C3%A3o

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/06/Saiba-como-evitar-as-doencas-mais-comuns-no-inverno-4536079.html

As doenças mais comuns no primeiro ano de escola

https://br.guiainfantil.com/materias/saude/doencas-da-infancia/as-10-doencas-mais-contagiosas-na-idade-escolar/

http://www.minhavida.com.br/familia/testes/16850-voce-sabe-proteger-seu-filho-das-doencas-da-escola

WhatsApp chat