3 doenças comuns na infância e seus devidos tratamentos

Doenças relacionadas ao sistema respiratório – Conheça as doenças mais comuns no inverno e na idade escolar
04/05/2018
Como esta o mercado de trabalho para farmacêutico - quanto ganha uma pessoa formada em farmácia - header
Como esta o mercado de trabalho para farmacêutico – quanto ganha uma pessoa formada em farmácia
23/06/2018
3 doenças comuns na infância e seus devidos tratamentos

Uma das maiores preocupações para os pais de pequenos bebês, são as doenças comuns na infância e seus devidos tratamentos. Isto cerca os chamados “papais de primeira viagem” de inseguranças e dúvidas. Como enviar certas doenças? Como tratar caso a criança esteja contaminada?

Recentemente lançamos aqui no blog um post que fala sobre as doenças relacionadas ao sistema respiratório, bem como doenças comuns no inverno e na escola, se você ainda não leu, confira:

Sem dúvidas cuidar de uma criança é uma responsabilidade enorme, e isto pode fazer com que os pais sejam muito exigentes consigo mesmos.

Por outro lado, muitas vezes é natural e bom para a saúde da criança o surgimento de certas doenças. Mesmo que pareça contraditório. Acontece que durante o processo de amadurecimento do sistema imunológico o organismo pode precisar reconhecer algumas doenças e então desenvolver uma proteção adequada contra elas.

Até que a criança tenha desenvolvido já uma resistência e seu sistema imunológico já esteja fortalecido, algumas doenças podem ser até mesmo aliadas. É por esta razão que alguns falam que é importante para a criança brincar, se sujar, manter o contato com a terra, enfim.

Hoje, aqui neste post da Doctor você vai saber um pouco mais sobre 3 doenças comuns na infância e seus devidos tratamentos, e aprenderá como cuidar melhor da saúde de seu bebê e evitar a insegurança quanto a este tema.

Confira o que falaremos aqui hoje:

Se você gostou do que viu até agora, e do que vai aprender ainda hoje aqui, faça uma pausa rápida para se cadastrar em nosso formulário de treinamentos e consultoria, de forma gratuita e sem compromisso.

3 doenças comuns na infância e seus devidos tratamentos

Realmente é muito difícil evitar que as crianças não fiquem doentes, alguma coisa sempre aparece. Mas hoje você vai conhecer algumas doenças que são comuns de ocorrerem na infância e também saberá como tratá-las.

Catapora, o que é, como tratar?

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção viral provocada pelo vírus Varicela-zoster, que dificilmente uma criança em sua infância não sofrerá.

Acontece na maioria das vezes em crianças no período entre o inverno e a primavera. A catapora é uma doença que uma vez contraída, a criança se tornará imune.

A doença é contagiante e facilmente transmissível, como por exemplo através da saliva ao tossir e espirrar, ou pelo próprio contato diretamente com o líquido que sai ao estourar as bolhas que nascem no corpo da criança contaminada.

Por esta razão existe a recomendação de que a criança faça um recesso da escola e também de outros meios sociais, em um período de no mínimo 7 dias (uma semana).

Tratamento

Esta é uma das doenças mais comuns na infância, e o seu tratamento em geral é sintomático, ou seja, realizado para aliviar os sintomas.

Você poderá tratar seu filho com analgésicos para amenização de dores, antitérmicos em caso de febre e antialérgicos para amenizar as coceiras.

Caxumba, tratamento para esta infecção viral.

A caxumba é também uma infecção viral assim como a catapora, porém esta é transmitida pelo vírus Paramyxovirus.

O contágio desta doença é o mesmo que da catapora, pela secreção das vias aéreas, na tosse e no espirro, da pessoa que está infectada com a doença.

Dificilmente outros acontecimentos desta doença tornam a aparecer em indivíduos que já tiveram a mesma, mas pode acontecer, diferente da catapora que não acontece mais de uma vez.

Como principal sintoma temos o inchaço que acontece acompanhado de muita dor na região da mandíbula, e que pode vir também acompanhado de febres, mal-estar, dores muscular, etc.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para a Caxumba, ela é uma doença autolimitada, ou seja, sua cura acontece automaticamente ao encerrar o tempo de duração da mesma.

Para contribuir no tratamento recomenda-se que a criança infectada mantenha-se em repouso durante o período em que estiver com a mesma, para amenizar os sintomas pode-se utilizar medicamentos analgésicos, antitérmicos e afins.

Sarampo, comum em gestantes.

As crianças que em geral costumam ter o hábito de brincar, segurar objetos e depois não lavar as mãos, colocando-as até mesmo na boca, estão altamente sujeitas a serem contaminadas por esta doença muito contagiosa que é o sarampo.

O sarampo é uma doença muito comum também, sendo causada por vírus e causa uma infecção no sistema respiratório do infectado.

É comum entre os sintomas a conjuntivite, febre e manchas avermelhadas pelo corpo da criança.

Tratamento

Recomenda-se fortemente que o indivíduo faça bastante repouso, use medicamentos para febre e também, como medida de prevenção, vacine-se, principalmente se tratando de gestantes e crianças com desnutrição.

A vacina é oferecida gratuitamente para crianças de 1 até 5 anos de idade, por fazer parte do Programa Nacional de Imunização.

Agora que você já conhece 3 das doenças comuns na infância e seus devidos tratamentos, você saberá como se prevenir das mesmas e também, como proteger sua criança ou seu bebê para que não seja contaminado por estas doenças.

Como você também pode perceber, todas elas possuem semelhanças como a forma de contágio, semelhanças no tipo de tratamento, então faça uma lista com as dicas que você recebeu hoje aqui e fique atento para que possas evitar estas doenças contagiosas.

Se você gostou deste artigo, não esqueça de comentar abaixo, deixe também sua sugestão de tema, sua opinião quanto a este assunto, enfim.

Fique agora com um vídeo que também fala sobre doenças em crianças.

Um abraço e até a próxima!