[gtranslate]

Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suprimentos

Qualificação de fornecedores distribuidoras de medicamentos - header
Qualificação de fornecedores distribuidora de medicamentos
18/09/2018
Autoinspeções e auditorias internas - Artigo Doctor Quality 29-10-2018 - header
A importância das autoinspeções e auditorias internas
29/10/2018
Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suplimentos - Artigo Doctor Quality - Header
Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suplimentos - Artigo Doctor Quality - imagem de meia larguraPodemos definir a gestão da cadeia de suprimentos de negócios como o gerenciamento de uma rede que se interliga, onde os negócios estão envolvidos na previsão final de pacotes de produtos e serviços que foram requisitados pelos seus clientes finais. Esta cadeia de suprimentos está diretamente relacionada com os fornecedores que são os responsáveis por realizarem toda a distribuição destas matérias-primas, produtos, etc. Mas como mensurar e trabalhar no desenvolvimento de fornecedores na cadeira de suprimentos? É exatamente isto que você aprenderá aqui hoje, e para entender melhor você vai aprender também diversos outros assuntos, veja: Confira o que vem por aí hoje:
Para que você consiga entender perfeitamente a importância do desenvolvimento de fornecedores na cadeia de suprimentos, fique conosco até o final deste post, sem perder nenhum detalhe pois nosso artigo de hoje está rico em detalhes e assuntos importantíssimos. Gostou do que você vai aprender hoje neste novo post da Doctor Quality? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro de nossas novidades:

Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suprimentos

Desenvolvimento de Fornecedores na Cadeia de Suplimentos - Artigo Doctor Quality - Img 01 Desde a movimentação de matérias-primas, produtos que são encaminhados do ponto de origem até o ponto de consumo, todo o trabalho em processo de inventário a até mesmo a movimentação que estes processos geram, estão relacionados com a gestão da cadeia de suprimentos. Abaixo falaremos um pouco mais detalhadamente sobre o que é a gestão da cadeia de suprimentos, para que depois você entenda melhor a importância do desenvolvimento de fornecedores na cadeia de suprimentos.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Do termo inglês “Supply Chain Management (SCM)“, a gestão da cadeia de suprimentos aborda o planejamento e o controle de todas as atividades associadas à logística interna e interorganizacional. Também está abordado dentro do conceito de gestão da cadeia de suprimentos, a coordenação e colaboração entre todos os envolvidos na cadeia, como por exemplo os fornecedores (que falaremos mais hoje aqui), os prestadores de serviço ou até mesmo os consumidores. Supply chain management (SCM) é uma ferramenta que permite-nos gerenciar esta cadeia de suprimentos de forma muito mais eficaz. A gestão da cadeia de suprimentos pode ser também entendida como:
  • Design
  • Planejamento
  • Execução
  • Controle
  • Monitoramento
Todas estas etapas juntas, visando criar um valor e impactar na construção de uma infra-estrutura competitiva, alavancando assim a logística mundial e sincronizando a oferta com a procura e a avaliação do desempenho global.

Importância da gestão de fornecedores

Agora sim vamos falar sobre a importância da gestão e do desenvolvimento de fornecedores na cadeia de suprimentos. Hoje com o mercado muito competitivo, uma das exigências que temos das empresas é que as mesmas encontrem maneiras de se diferenciarem, sendo esta uma forma de destaque entre seus concorrentes. Esta diferenciação pode começar com uma boa gestão dos seus fornecedores, por exemplo. De uma forma geral, gerenciar os fornecedores engloba a seleção dos mesmos, avaliação e homologação. No decorrer da prestação de serviços vale também manter sempre a manutenção destes fornecedores com um cadastro atualizado dos mesmos. Um processo de gestão de fornecedores realizado corretamente impactará em mais vantagem competitiva para esta empresa, fornecendo assim para seus consumidores produtos de qualidade dentro do prazo. Quando perguntarem para você sobre a principal razão e importância para o gerenciamento de fornecedores, agora você já sabe qual é. Claro que existem outros motivos também, abaixo colocarei mais alguns deles:
  • Valorização dos itens adquiridos
  • Compra de produtos internacionais de forma mais fácil
  • A obtenção de preços mais competitivos tanto em produtos como em serviços
  • Processos que atravessam mudanças devido as constantes transformações tecnológicas
  • Ciclo de vida de produtos reduzido
Desta forma podemos dizer que uma empresa que não realiza a seleção e o gerenciamento de seus fornecedores, poderá ter dificuldades em se destacar no mercado diante de seus concorrentes.

Importância da Gestão da Cadeia de Suprimentos

Para termos uma visão geral sobre o cenário econômico atual, podemos salientar alguns pontos:
  • Mercados globais
  • Fronteiras tênues
  • Demandas variáveis e restritas
  • Custos financeiros e materiais altos
  • Previsões não confiáveis
  • Ciclo de vida de produtos curtos
  • Transformações tecnológicas constantes
  • Incertezas econômicas
Este é um ambiente competitivo, dinâmico e instável. A vantagem que uma empresa terá com relação a sua concorrência está relacionada à capacidade da mesma de se adaptar a este cenário e se manterem em equilíbrio com o macroambiente na qual está inserida. Assim sendo, o desenvolvimento e controle da cadeia de suprimentos é uma etapa crucial para que uma empresa obtenha vantagem competitiva compatível com a velocidade que é exigida na economia atual. Veja dois exemplos de vantagem, sendo elas respectivamente vantagem em valor e vantagem em produtividade:
  • Vantagem em valor: está na capacidade de uma organização de diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente.
  • Vantagem em produtividade: está no poder de operação em um baixo custo, obtendo assim um maior lucro.
Tanto na gestão e desenvolvimento de fornecedores na cadeia de suprimentos, como no próprio controle desta cadeia, uma empresa estará obtendo estas vantagens.

Visão Supply Chain x Visão Tradicional

Empresas que estavam envolvidas no negócio, antigamente enxergavam apenas o seu cliente imediato. O fornecedor da matéria-prima por exemplo, enxergava somente a fábrica que iria adquiri-la. Da mesma forma em que a fábrica que produzia o produto estava focada em enxergar também apenas o envio do mesmo, e assim por diante. As relações obtidas nesta visão de negócios eram bilaterais, ou seja, existia sempre a relação entre apenas duas empresas. Como você já pode imaginar ao longo do que acompanhou neste post, isto hoje está bem diferente. A visão supply chain definiu que devemos enxergar o processo como um todo, na geração de produtos e serviços, analisando desde a chegada da matéria-prima a até a entrega do produto final para o devido consumidor final. Abaixo colocarei os objetivos da visão supply chain, veja:
  • Reduzir custos de fornecimento
  • Reduzir tempo total
  • Aumentar as margens dos produtos
  • Aumentar a produção
  • Melhorar o retorno de investimentos
Gerenciar dentro da visão supply chain proporcionará para as empresas um controle mais eficaz da cadeia de suprimentos.

Finalizando por hoje

Hoje você pode entender mais sobre o que é a cadeia de suprimentos, qual a importância de gerenciarmos os fornecedores e também entender mais sobre o desenvolvimento de fornecedores na cadeira de suprimentos. Você também aprendeu um pouco mais sobre a visão supply chain, que permite às empresas que tenham um envolvimento maior dos seus fornecedores para com o processo de satisfação dos seus clientes. Se você gostou do nosso post de hoje, deixe aqui abaixo seu comentário, caso queira sugerir temas para os próximos artigos fique à vontade! Nos siga nas redes sociais e conheça também nossos treinamentos, basta acessar o link que deixarei abaixo. Um abraço e até a próxima. Acesse aqui os Treinamentos Doctor Quality e realize seu cadastro como interessado sem compromissos clicando aqui. _______________________________________________________________________________________ fonte(s): https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_da_cadeia_de_suprimentos http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1828 http://www.blogdaqualidade.com.br/gestao-da-cadeia-de-abastecimento-supply-chain-management/ http://universidadeestoque.com.br/blog/index.php/o-que-e-uma-cadeia-de-suprimentos-e-o-que-seu-estoque-tem-ver-com-isso/ http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0107_0606.pdf https://www.ibid.com.br/blog/gestao-de-fornecedores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chame via Whatsapp