Armazenamento de medicamentos: entenda as condições de armazenagem de produtos farmacêuticos.

Armazenamento de medicamentos: entenda as condições de armazenagem de produtos farmacêuticos.

Cadastre-se gratuitamente em nossa lista de leitores e seja notificado com exclusividade a cada novo post ou material publicado.

O armazenamento de medicamentos diz respeito a guarda, manuseio e conservação segura de medicamentos.

Para assegurar a qualidade dos medicamentos, bem como para proteger o sistema de armazenagem, é necessário adotar um conjunto de ações, bem como ter um controle adequado durante o processo de armazenagem. Chamamos este conjunto de ações e controle de Boas Práticas de Armazenagem (BPA). 

Hoje falaremos mais sobre o armazenamento de medicamentos, e as condições que norteiam a armazenagem de produtos farmacêuticos.

Confira o que você irá ler hoje aqui:

O que é a RDC 430?

Resolução de Diretoria Colegiada de número 430 tem como objetivo estabelecer os requisitos para as Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem e também as Boas Práticas para Transporte de Medicamentos.

A aplicação desta RDC se dá para empresas que realizam as atividades de distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos e, também pode ser aplicada, na armazenagem e no transporte de produtos a granel.

Para começar, a estrutura organizacional da empresa deve estar descrita em organograma. Além disso, as responsabilidades dos envolvidos precisam ser indicadas nas descrições de cada cargo. 

Todos os funcionários devem receber treinamento inicial e periódico, de acordo com a complexidade da atividade, sendo necessário descrever, ainda, o método para a capacitação daquelas cujas atribuições possuam repercussão no Sistema de Gestão da Qualidade

Saiba mais acessando nosso artigo: https://drquality.com.br/rdc-430-boas-praticas-de-distribuicao-armazenagem-e-de-transporte-de-medicamentos/ 

O que a RDC 304 2019 orienta sobre o armazenamento de medicamentos termolábeis?

Um medicamento termolábil é um medicamento cuja especificação de temperatura máxima seja igual ou inferior a 8°C

A RDC 304 e sua atualização dada pela RDC 430, de 2020, fala que:

Deve-se minimizar a exposição à temperatura ambiente durante o recebimento e a expedição de medicamentos termolábeis, incluindo, se necessário, a adoção de áreas refrigeradas junto aos espaços de recebimento e expedição.

O tempo total de exposição dos medicamentos termolábeis à temperatura ambiente deve ser registrado.

A armazenagem de medicamentos termolábeis deve ser feita de acordo com as recomendações do detentor do registro em meio que seja qualificável termicamente.

Como deve ser o local de armazenamento de medicamentos?

Para um local de armazenamento de medicamentos adequado, faz-se necessário que o mesmo não tenha umidade, não possua iluminação solar direta e também seja bem ventilado.

A temperatura ideal fica em torno de 15ºC e 30ºC, sendo que a umidade pode estar entre 40 e 70%. 

Em caso de variações, faz-se necessário o controle por meio de ar-condicionado, ventiladores, exaustores, etc.

As áreas de armazenagem devem ser dotadas de equipamentos e instrumentos necessários ao controle e ao monitoramento da temperatura e umidade requeridas.

Segundo a RDC 430, os locais de armazenagem devem ter, no mínimo:

  1. área de recebimento e expedição de medicamentos separadas entre si;
  2. área de armazenagem geral de medicamentos;
  3. área ou local de armazenagem de medicamentos devolvidos;
  4. área ou local de armazenagem de medicamentos reprovados, vencidos, recolhidos, suspeitos de falsificação ou falsificados;
  5. área ou local de armazenagem de medicamentos sujeitos ao regime especial de controle, quando aplicável;
  6. área ou local de armazenagem de medicamentos em quarentena, quando aplicável;
  7. área de armazenagem de medicamentos com radionuclídeos, quando aplicável;
  8. área de depósito de materiais de limpeza;
  9. área de administração; e
  10. área de cantinas ou refeitórios, quando existentes, e de vestiários, sanitários e lavatórios, sem comunicação direta com as áreas de armazenagem.

Como funciona o armazenamento de medicamentos?

Os estoques, ou centros de distribuição, são lugares pré-estabelecidos onde os medicamentos são organizados. Com isto, é possível ter mais segurança e rapidez no envio de algum produto.

Os medicamentos não devem ser posicionados diretamente no chão ou encostados nas paredes, devem guardar distância mínima do telhado e não devem estar em locais de incidência direta da luz solar.

Os paletes devem ser de material que permita a limpeza e não constitua fonte de contaminação, tais como madeira tratada, alumínio ou materiais plásticos.

A armazenagem deve obedecer a um endereçamento lógico que evite trocas e forneça a localização inequívoca dos quantitativos armazenados. Existe um configuração de carga estabelecida para o medicamento, que deve ser estabelecida no armazenamento do mesmo.

Qual a temperatura para conservação de medicamentos?

A temperatura ideal para conservação em temperatura ambiente é de 15°C a 30°C. 

Como não deve passar de 30°C, é bom evitar que o medicamento permaneça nessa temperatura, porque qualquer variação pode ir para fora da faixa.

Como deve ser realizado o controle de temperatura e umidade da área de armazenamento de medicamentos?

O monitoramento e o controle da temperatura durante a armazenagem e o transporte devem ser realizados de maneira contínua.

O monitoramento e controle de temperatura deve ser realizado preferencialmente por meio de sistemas de supervisão informatizados.

mapeamento térmico é um processo que tem como objetivo identificar os pontos mais críticos, sejam estes quentes ou frios, bem como as variações de temperatura de um depósito, por exemplo. 

Holding Time

O Holding Time é um estudo de suma importância para que seja padronizado os períodos de espera em cada uma das fases do processo produtivo. 

Com isto é possível garantir a estabilidade e qualidade do produto.

Ele também é uma ferramenta extremamente útil para que se possa conhecer as características e comportamentos dos produtos. 

Com o Holding Time a empresa também receberá um auxílio na programação dos produtos com a qualidade garantida.

Por hoje ficamos por aqui, entenda mais sobre a RDC 430 e o processo de armazenamento de medicamentos baixando gratuitamente nosso ebook.

[E-book] RDC 430 de 2020: Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos

Não vá embora ainda...

Conte para nós o que você achou deste conteúdo

Cadastre-se gratuitamente em nossa lista de leitores e seja notificado com exclusividade a cada novo post ou material publicado.

WhatsApp chat