Os sintomas mais comuns que pessoas com AIDS podem apresentar incluem:
- Emagrecimento não intencional
- Fadiga
- Aumento dos linfonodos, ou ínguas
- Sudorese noturna
- Calafrios
- Febre superior a 38ºC durante várias semanas
- Diarreia crônica
- Manchas brancas ou lesões incomuns na língua ou boca
- Dor de cabeça
- Fadiga persistente e inexplicável
- Visão turva e/ou distorcida
- Erupções cutâneas e/ou inchaços
É válido lembrar que existem diferentes fases para esta doença, e em cada uma destas fases os sintomas podem variar e até mesmo se agravarem.
Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV apresentam sintomas. É por isto que é altamente recomendado que as pessoas façam os devidos testes com acompanhamento médico, principalmente aquelas com vida sexual ativa.
O SUS no Brasil disponibiliza os testes rápidos para HIV, realizados a partir da coleta de sangue ou saliva, e também disponibiliza exames para hepatites B, C e sífilis.
Quando você ir em uma consulta médica para realizar um diagnóstico, o profissional irá analisar a condição geral da saúde do paciente.
Em caso de HIV, o médico analisará a evolução da doença, juntamente da resposta aos tratamentos e a presença de doenças oportunistas.
Tempos atrás era horrível receber a notícia de que a pessoa estava infectada por HIV, afinal praticamente estaria declarando a sentença de morte deste indivíduo.
Mas hoje, apesar da doença ainda não possuir uma cura, a AIDS pode ser tratada com medicamentos antirretrovirais, estes aumentam a sobrevida soropositivos, e permitem que o paciente tenha uma expectativa de vida maior e também uma melhor qualidade de vida.
A pessoa porém precisa realizar o tratamento de forma adequada e com acompanhamento médico, senão pode acabar tornando o vírus mais resistente ainda, dificultando o tratamento e prejudicando a sua saúde no geral.
Evitar os principais fatores de risco, já mencionados aqui anteriormente, é a principal forma de prevenção contra o vírus HIV, e consequentemente a AIDS.
Por hoje ficamos por aqui, forte abraço e até a próxima.