PortugueseEnglishSpanish

A Importância do Controle de Qualidade de Medicamentos na Indústria Farmacêutica

Auditorias de Qualidade – Dicas para uma boa auditoria [Check-list]
16/08/2018
Qualificação de fornecedores distribuidoras de medicamentos - header
Qualificação de fornecedores distribuidora de medicamentos
18/09/2018
Controle de Qualidade de Medicamentos na Indústria Farmacêutica - header

O controle de qualidade de medicamentos na Indústria Farmacêutica é extremamente importante e atua diariamente tentando superar diversos desafios.

Estamos falando de um mercado fortíssimo e que a cada dia cresce mais no mundo todo. Até 2021 nosso País estima alcançar a 5ª posição no ranking mundial desta área, hoje ocupando o oitavo lugar.

Mas para que possamos sempre nos manter em crescimento e evolução, é necessário garantir que a indústria farmacêutica possa oferecer sempre produtos seguros, eficazes e de qualidade.

É por isto que existe o controle de qualidade de medicamentos nas Indústrias Farmacêuticas, as empresas que atuam nas áreas de Qualidade e Controle são decisivas e imprescindíveis para que o processo produtivo se mantenha sempre padronizado e controlado.

Hoje você vai saber aqui um pouco mais sobre a importância do controle de qualidade de medicamentos na Indústria Farmacêutica, e entenderá melhor como é realizado este controle.

Olha o que vem a seguir:

Gostou do que você vai aprender hoje neste novo post da Doctor Quality? Então não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro de nossas novidades:

A Importância do Controle de Qualidade de Medicamentos na Indústria Farmacêutica

Controle de Qualidade de Medicamentos na Indústria Farmacêutica - Imagem de Corpo

O controle de qualidade de medicamentos na indústria farmacêutica é responsável pela aprovação ou reprovação dos lotes de medicamentos.

Quando uma decisão vai ser tomada, existem uma série de fatores que devem ser levados em consideração, com base por exemplo em algumas atividades como:

  • Avaliações e testes de matérias-primas
  • Análises laboratoriais
  • Inspeção de amostras
  • Controle de qualidade do processo produtivo
  • Registro de testes, processos e métodos

Entre outros diversos fatores e atividades que precisam ser realizadas.

O profissional que atua com o controle da qualidade de medicamentos na indústria farmacêutica também precisa estar atento à questão da qualificação.

Para o farmacêutico atuar com o controle de qualidade este precisa desenvolver e alcançar cargos de gestão. Nós publicamos aqui no blog um material que fala um pouco mais sobre o profissional farmacêutico e sua área de atuação. Confira: http://drquality.com.br/mercado-de-trabalho-para-farmaceutico/

Como é feito o controle de qualidade

O controle de qualidade na indústria farmacêutica atua desde a análise dos insumos de materiais de embalagens que serão utilizados, a até os produtos intermediários da produção.

Quando um produto é finalizado também é aplicada uma análise para que haja a garantia de um transporte e armazenamento de qualidade do mesmo.

Até que um produto seja consumido pelo paciente, este precisa ter a garantia de que estará embalado e será transportado com segurança e eficácia.

Problemas como desvios de processos, mudanças que devem ser aplicadas ou, a interrupção da fabricação de determinados produtos, passou a ser muito mais fácil de ser aplicados e resolvidos com a ajuda do controle de qualidade de medicamentos na Indústria Farmacêutica.

Entenda mais sobre este assunto, e também sobre o auxílio no controle de qualidade, em nosso artigo sobre Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica:

Controle de qualidade na Indústria Farmacêutica

Conclusão

Existe uma rotina de análise em medicamentos que deve ser realizada com frequência em laboratórios, pois somente desta forma os pacientes que consumirão este produto terão a garantia de que estarão recebendo um medicamento seguro e de qualidade.

Todo este cuidado e esta série de atividades que são implementadas, se originou através de uma preocupação que foi encadeada devido a acontecimentos como medicamentos falsificados, adulterados e alterados.

Mas não somente isto levou a um controle de qualidade mais rígido, outros fatores também são responsáveis por hoje termos uma atenção maior na produção de medicamentos, um deles são as falhas que aconteciam durante o processo de fabricação ou, também, a má conservação dos produtos.

O controle de qualidade de medicamentos na indústria farmacêutica é uma etapa do processo industrial, considerada uma das mais importantes.

Compartilhe com seus amigos este post da Doctor Quality que você acabou de acompanhar, caso tenha gostado do mesmo.

Cada vez que você compartilha, este material se torna mais relevante para o Google e assim, nós poderemos estar alcançando e ajudando mais pessoas, e você terá feito parte disto.

Desejamos a você muito sucesso e um grande abraço, até a próxima!

 

_______________________________________________________________________________________

 

fonte(s):

https://blog.ipog.edu.br/saude/qual-a-importncia-do-controle-da-qualidade-na-industria-farmaceutica/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/controle-de-qualidade-na-industria-farmaceutica/24910

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *